Mostras da Educação Infantil

13 Jul 17

 GRUPO 1
As turmas do Grupo 1 trabalharam os seguintes projetos: "Quem sou eu", com as vertentes "Música" (professora Camila Souza), "Descobrindo e sentindo o mundo" (professora Anna Anselmo) e "Vamos passear/Descobrindo a EDEM" (professora Rafaela Rodrigues)



"Música" - O projeto "Quem sou eu" tem como foco a descoberta e a construção de identidade de cada criança e do grupo. Desde as primeiras semanas de aula, as professoras observaram que as crianças ficavam muito envolvidas quando a música aparecia. No período de adaptação a caixa de instrumentos recebidos através das famílias foram pontos positivos para a construção de vínculos entre as crianças, a equipe e a escola. Os momentos de exploração desses objetos eram de união, alegria e miuta troca. Foram meses de muita cantoria, dança, exploração do corpo e descobertas!


"Descobrindo e sentindo o mundo" - O projeto teve como fico a descoberta da identidade, através de brincadeiras, cantorias e diversas experimentações. As criança começaram a se descobrir e a interagir entre seus pares. As relações de afeto foram construídas no nosso dia a dia e, aos poucos, as criança passaram a se reconhecer como um grupo. A curiosidade do grupo com a escola, atividades e novidades levou a professora a pesquisar também os cinco sentidos. Eles, que fazem parte da nossa vida diariamente, foram nomeados e experimentados em diversas atividades ao longo do semestre. As crianças conheceram sabores, sentiram cheiros, experimentaram diferentes texturas, ouviram músicas, reconheceram vozes e foram convidadas a olhar e observar o cotidiano.


"Vamos passear / Descobrindo a EDEM" - Diante de tantas novidades no primeiro semestre na EDEM, o Grupo 1 se encantou com os espaços da escola. Curiosos, eles andavam pelo pátio, refeitório, parque aquático, capela, multimeios e nos muitos espaços, observando e percebendo os pequenos detalhes, explorando-o e reinventando seus usos. Assim surgiu o projeto "Vamos passear?", ou melhor, "Descobrindo a EDEM", que teve o propósito de passear nos miutos espaços da escola, conhecendo as pessoas e vivenciando significativamente o estar na escola.

 VEJA AS FOTOS DAS MOSTRAS DAS TURMAS DO GRUPO 1

 

 

 

GRUPO 2
Os projetos das turmas de Grupo 2 neste semestre foram "Fundo do mar" (professora Carolina Franco)
e "Que personagem é esse?" (Regina Vasconcellos).

"Fundo do mar" - O projeto do semestre com o tema "Fundo do mar" surgiu a partir das rodas de conversa do Grupo 2, nas quais o AquaRio foi bastante comentado pelas crianças, que contaram sobre a visita ao local e os bichos que viram por lá. À medida que perguntas sobre o tema eram feitas, as crianças iam respondendo de acordo com suas hipóteses e a discussão foi ficando cada vez mais rica. O objetivo norteador deste trabalho foi ampliar o conhecimento das crianças, despertando a curiosidade e a reflexão, em busca do conhecimento científico, através de pesquisas, investigações, rodas de conversa, levantamento de hipóteses e vivencias corporais e simbólicas.

"Que personagem é esse" - Desde os primeiros dias de aulas, as professoras perceberam o interesse da turma por várias brincadeiras, mas o que mais chamou a atenção foi a busca deles pelas fantasias na caixa de dramatização: sempre um personagem diferente e com uma roupa por cima da outra. O projeto começou a nascer então a partir daí. A turma passou a se transformar nos mais variados personagens que foram conhecendo e descobrindo nas histórias ouvidas ao longo do semestre.

VEJA AS FOTOS DAS MOSTRAS DAS TURMAS DO GRUPO 2


 

 


GRUPO 3
Nas turmas de Grupo 3, os temas foram "Peixes e sereias" (professora Marianna Bustamante),
"Cuidado" (professora Ana Orlando), "Bruxas e famílias" (Chandra Sampaio)

 

"Cuidado" - O projeto surgiu depois que a professora Ana Paula percebeu que a autonomia e o cuidado precisavam ser mais trabalhados. Atitude como vestir as roupas, calçar os sapatos, cuidar dos objetos e brinquedos coletivos da sala, perceber o momento de falar e de ouvir o outro, entre outras, precisavem de um investimento maior no cotidiano. A turma trabalhou sobre os variados cuidados que temos em nossas ações do dia a dia, sejam com o nosso corpo, sejam com os colegas, com os vegetais, animais, entre outros...A turma, com as professoras, plantou um girassol e frutas depois de conversarem bastante sobre o cuidado com a terra. Fizeram um biscoito e um pãosaudáveis, aprendendo a cuidar da nossa alimentação. Confeccionaram um boneco para brincar de cuidar com mamadeiras, camas e almofadas, além de ler muitos livros que tratavam do tema.



"Peixes e sereias" - Nos momentos de roda com a professora, várias sugestões de temas para o projeto começaram a surgir. Entre eles, pato, peixes, sereias, dinossauros, acampamento, coelho, sapos, "xixi e cocô", gatos e cachorros, família, golfinho... Após uma votação, "Peixes e sereias" foi o tema campeão. A partir daí, muitras descobertas, questionamentos, hipóteses, aprendizagens e vivências estiveram presentes no decorrer do projeto.


"
Bruxas e famílias"
O interesse pela bruxa surgiu desde os primeiros dias de aula, quando as purupurinas do carnaval viraram feitiços. No momento de vestir fantasias e adereços em sala a bruxa também aparecia e as histórias envolvendo o assunto também despertavam grande interesse da turma. O encantamento pelas bruxas começou ainda no Grupo 2. Pensando nisso e dando continuidade a esse interesse que surgiu no ano anterior e que permanecia muito presente, as pesquisas sobre bruxas foram aprofundadas. Além da bruxa, outro grande intreresse do grupo e que aparecia com muita frequência entre as brincadeiras das crianças era o tema da família. Mas como unir esses dois temas? As respostas foram dadas pelas próprias crianças, através de perguntas como "A bruxa tem família?" ou "A bruxa mora no castelo ou no prédio?". Durante o projeto a turma também mergulhou no campo das ciências, criando "feitiços" e experimentos, misturas e utilizando os mais diversos tipos de materiais.

VEJA AS FOTOS DAS MOSTRAS DAS TURMAS DO GRUPO 3


 

 

GRUPO 4
Nas turmas de Grupo 4, os temas foram "Florestas e cavernas" (professora Luciana Veo), "Bichos da neve" (professora Joana Freire) e "Culinária" (professoras Maira Galvão e Suzana Kolker).

"Florestas e cavernas" - Durante o projeto "Florestas e cavernas", o Grupo 4 mostrou-se muito envolvido com as lendas relacionadas à natureza. A partir desse interesse, a turma criou um próprio personagem protetor das florestas, o Garra de Onça! Quando falamos em matas, temos que penasr nos vegetais, nos pequenos aimais e nos grandes também, nas águas que correm lá dentro e nas vidas que dependem desse líquido tão precisoso e cada vez mais raro. Durante as pesquisas do projeto, o Grupo 4 descobriu que o barco é o meio de transporte mais utilizado na Amazônia.

"Bichos da neve" - Muito conectados ao universo dos animais, o Grupo 4 da professora Joana logo definiu no início do semestre que seu projeto de pesquisa seria "Bichos da neve". Trabalhar esse assunto proporcionou um conhecimento maior sobre o Planeta Terra em busca de animais que vivem ou sobrevivem no gelo ou neve. Buscando delimitar o eixo da pesquisa, a professora optou por concentrar os olhares para os Polos Norte e Sul e seus animais, percebendo as diversidades entre eles, identificando as diferenças e semelhanças entre os dois polos e mapeando os animais que habitam cada um deles.

"Culinária" - No retorno do Carnaval, as indagações sobre qual seria o projeto foram ficando cada vez mais frequentes e a professora começou uma sondagem sobre quais temas poderiam ser abordados. Muitas ideias surgiram. A criatividade germinou... E, após diversos momentos de conversa,a turma tinha levado nada menos do que 23 ideias! A partir disso, um grande processo de seleção se iniciava. Com muito envolvimento e animação, foi dado início à zona eleitoral do Grupo 4, com direito à urna, sessão eleitoral e voto secreto. A turma acompanhou a tão esperada apuração final, que decretou com grande disparada de votos o tema Culinária. A partir daí, uma grande curiosidade das crianças sobre a história dos hábitos alimentares e, também, sobre a diversidade das gastronomias encontradas pelos diferentes países do mundo. Desde então, uma infinidade de experiências e sensações, com diversas culinárias, conhecendo os hábitos, a arte e cultura dos períodos da história do desenvolvimento humano e as brincadeiras lovais, sempre através do viés culinário.


VEJA AS FOTOS DAS MOSTRAS DAS TURMAS DO GRUPO 4


  

 

 

GRUPO 5
As duas turmas de Grupo 5 apresentaram os seguintes projetos:"Doce filme" (professora Elis Simões)
e "Japão com emoção" (Claudia Luppi).

"Doce filme" - O projeto desde o início trouxe muito aprendizado. Foram três turnos de votação até a turma chegar no resultado. Após uma roda de conversa sobre o significado da votação e a importância da mesma, cada criança expôs seu interesse em uma cédula através de escrita e ou desenho. Em um segundo momento, atravésa da construção de uma nova lista de interesses, cada criança em sigilo escolheu um novo tema (abdicando e ampliando o voto para uma nova ideia). No terceiro e último turno, os interesses mais votados foram aglomerados: bichos, filmes, cozinha e cachoeira. O tema "Filme" ganhou e a partir disso a turma começou o estudo que girou em torno de uma linha histórica do cinema, aglomerando os gêneros de filmes, técnicas de filmagem, funções na produção de um filme, assim como músicas, brincadeiras e outros aproximando-os ainda mais ao universo das telas.

"Japão com emoção" - Depois de muitos temas pensados pelos alunos para o primeiro projeto do ano, restaram dois para um derradeira disputa: Mitologia Chinesa e Japão. O segundo ganhou quase por unanimidade! Em nova votação, o título "Japão com emoção" foi o escolhido. A partir daí, com muita emoção mesmo! A turma meditou num templo deles, construíram uma cerejeira, fizeram jardins japoneses com direito a lago com água real e lindas carpas de sucata. Fizeram, ainda, um paralelo com os Jardins de Monet e levaram para casa um "Jardim Zen". E produziram mosaicos, criaram ideogramas, um lindo sushimen e um fofo lutador de sumô. Aprenderam palavras do país e montaram um glossário com elas.

VEJA AS FOTOS DAS MOSTRAS DAS TURMAS DO GRUPO 5

(Crédito das fotos: Andrea Testoni/Zuppa Filmes e Mariana Claudino)


 

Notícias recentes

  • Amiúde: veja como foi!

    O Amiúde, realizado na última quarta-feira, foi um sucesso: alunos das oficinas de artes visuais, dança, música, teatro e vídeo se apresentaram para famílias e amigos. Veja mais aqui!

    Mostra do Ensino Fundamental 1

    Veja um resumo das mostras das turmas de 1º ao 5º ano, realizadas na semana passada na escola. Os trabalhos foram ecléticos: de produção de textos em livros, passando por jogos de matemática e produção de viveiro de mudas

    Novas moradoras

    Na semana passada, a última antes das férias, novidades no meliponário da EDEM: o professor de Ciências Tito Tortori e a bióloga Ana Amélia Lima, espalharam mais de 20 "iscas pet" pelo ambiente da escola, ampliando ainda mais a educação ambiental da comunidade escolar sobre abelhas sem ferrão

  • Viajar aprendendo é sempre muito bom!

    Nas últimas duas semanas, alunos das turmas de 5º e 7º anos do Ensino Fundamental 2 da EDEM visitaram a cidade histórica de Paraty, para enriquecer ainda mais o o que vêm aprendendo em sala nas aulas de história, geografia, matemática e ciências

    Mostras da Educação Infantil

    Os trabalhos relacionados aos projetos desenvolvidos nas turmas ao 1º semestre foram apresentados no último sábado para as famílias de Educação Infantil. Veja aqui como foi!

    Da sala de aula ao laboratório

    Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de um plantio de mudas nativas e conheceram um pouco mais sobre o projeto Muda Mata

  • Trabalho de formiguinha e de equipe

    Na semana passada, os alunos do 9º ano tiveram uma missão importante e permanente na aula de Desenvolvimento Interpessoal de questões ambientais. orientada pelo professor Fabio Rodrigues Pereira. Saiba mais aqui!

    Romances policiais

    A partir do projeto literário desenvolvido com a leitura de romances policiais de diferentes autores, a professora Sônia Travassos convidou o escritor Flavio Carneiro para um bate-papo com alunos do Ensino Fundamental 2 da EDEM na biblioteca da escola. Veja como foi!

    Doces novidades

    O meliponário da EDEM está crescendo: a escola recebeu as primeiras abelhas mandaçaias da região. O projeto, desenvolvido pelo professor Tito Tortori e pela bióloga Ana Amélia Lima com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2, vai culminar com a apresentação da Semana das Ciências, em outubro

  • Pequenas grandes obras

    Foi inaugurada hoje (29/6), na EDEM, a exposição "Cenários da EDEM", feita pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 e suas famílias. Saiba mais aqui sobre o projeto realizado em sala de aula e veja as maquetes lindas produzidas pelas duas turmas

    Por dentro da Mata Atlântica

    Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 - que estão estudando sobre a Mata Atlântica - fizeram um passeio à Floresta da Tijuca no último mês e vivenciaram uma tarde de observação do clima, da vegetação e do solo

    O delicioso exercício da observação

    A exposição "Aquarela", feita por alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2 e coordenada por Cristina Simões, professora de Artes Visuais, pode ser vista no corredor do andar térreo da EDEM, bem pertinho da secretaria