Em sala de aula, nas últimas semanas, o professor Tito Tortori tem trabalhado o Jogo da Tabela Periódica com a turma de 9º ano do Fundamental 2. Na atividade, ele usa elementos da tradicional tabela para gerar a memorização de vários símbolos e nomes destes elementos.
O objetivo geral do jogo é apresentar uma forma indireta de reconhecimento das regras da simbologia química usada para representar os elementos químicos. A turma, dividida em pequenos grupos, recebe algumas tabelas periódicas com os símbolos e os nomes dos elementos, como um jogo da memória com carta.
O jogo desbloqueia possíveis percepções prévias negativas em relação a tabela periódica e contextualiza melhor as regras da simbologia química.
– Além disso, o jogo ajuda a construir o conceito de elemento químico, principalmente quando seguido pela atividade a seguir realizada em sequência – explica Tito.
Com a atividade, o professor defende que a turma rompa a percepção que a tabela periódica é muito “difícil” e, ainda, de forma que possam superar uma leitura mais simplista que associa a tabela periódica apenas a um mero exercício de guardar nomes e letras.
– A memorização dos principais elementos e seus símbolos como um efeito colateral do jogo não é o objetivo principal, mas acaba acontecendo – conta o professor.
Para Tito, o resultado tem sido positivo, já que a turma tem se envolvido de uma forma lúdica com o assunto.