As aulas de DI (Desenvolvimento Interpessoal) acontecem, na EDEM, entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental 2. O objetivo do encontro, que é semanal e com Claudia Travassos, psicóloga do segmento, é trabalhar as relações, justamente no momento em que alunas e alunos estão entrando na puberdade e na adolescência.
– Vejo como um diferencial da escola, esse tempo de aula justamente quando a força do grupo ganha uma intensidade vital e muita importância, nesse momento em que eles vão buscando outros modelos de referência para além da família – diz Claudia.
Nesse espaço, segundo ela, as turmas podem encontrar maneiras mais respeitosas de convívio. Entre os temas de trabalho, cultura e letramento digital, já que o uso do celular, nos dias atuais, vem se tornando cada vez mais precoce.
– Com o 6º ano, faço dinâmicas de grupo para trabalharmos as relações e construir vínculos com a turma como coletivo. Já com o 7º entro no tema da puberdade, com o 8º, sexualidade e, no 9º, o tema das drogas. Gosto de fazer rodas, para trabalhar o “olho no olho” e a força do encontro presencial. As aulas de DI são um espaço de formação, de construção do relacionamento entre as pessoas, porque a sala de aula é um espaço coletivo e de respeito – defende a psicóloga.