Agosto dourado

Por Mariana Claudino

Estamos em agosto, mês que acontece a campanha Agosto Dourado. Essa iniciativa é realizada com o propósito de incentivar e conscientizar toda a população, em especial às mães, sobre a importância do aleitamento materno. A amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ao longo dos últimos anos, o Brasil está progredindo nas taxas de amamentação, mas ainda está abaixo do recomendado. Segundo o último Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), publicado em 2021. A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no país é de 45,8%,

Este ano, a SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) tem como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em todas as situações. E chama a atenção da necessidade de melhorar o apoio à amamentação reduzindo as desigualdades que existem em nossa sociedade, com atenção especial a amamentar em tempos de emergências e crises e os pais precisam de apoio à amamentação para garantir a sobrevivência dos bebês.

Pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que, nos anos 70, as crianças brasileiras eram amamentadas, em média, por menos de três meses. Ao longo das décadas esse índice aumentou bastante. Um bebê brasileiro atualmente mama, em média, 16 meses (1 ano e quatro meses de vida).

A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice, até 2030 e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças, chegue a 70%,

O Ministério da Saúde conta que a cor dourada, que leva o nome na campanha, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, já que este alimento tem inúmeros benefícios e é mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Compartilhar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?