Até Aqui

A EDEM foi idealizada e registrada em 1969 e iniciou seu primeiro ano letivo em 1970, com turmas de Educação Infantil.

Concebida por quatro estudantes de psicologia, teve na sua origem o interesse pelas teorias psicológicas do desenvolvimento afetivo e cognitivo. Seu objetivo inicial era ser um espaço de liberdade e participação, baseado na confiança nas possibilidades dos sujeitos. Já nos primeiros anos de funcionamento, o ensino das Artes ganhou destaque na prática da escola, ocupando o papel fundamental que cumpre até hoje na formação de crianças e jovens.

Por conta de sua proposta inovadora, a escola situou-se, desde o início, na vanguarda pedagógica, sendo denominada na época como “escola experimental”.

A EDEM foi se expandindo para o Ensino Fundamental, à medida que seus alunos cresciam. Durante a década de 1980, consolidou-se como escola de Ensino Fundamental. A chegada de novas faixas etárias nas salas de aula conduziu o trabalho pedagógico a novos caminhos. A individualidade, tão cara na primeira década da escola, passou a dividir espaço com a dimensão coletiva. Pautas sociais passaram a fazer parte do cotidiano da escola. Aulas de cinema foram introduzidas no currículo, alcançando grande repercussão social. Estudos sistemáticos sobre alfabetização, didática e ensino das áreas de conhecimento passaram a ser desenvolvidos sistematicamente pela equipe, dando início a um dos pilares da prática da EDEM: a formação continuada de professores.

Em 1990, foi criado o Ensino Médio e a escola se deparou com um novo desafio: entregar à sociedade jovens quase adultos, curiosos, ousados, criativos, motivados e disciplinados intelectualmente, capazes de realizar escolhas profissionais, atuar socialmente, conquistar o sucesso no caminho que escolheram e se manterem plenos de esperança em um futuro melhor para a humanidade.

Os anos 1990 foram importantes para o fortalecimento institucional da EDEM e também para o aprofundamento teórico dos princípios que fundamentam seu projeto pedagógico. No início dos anos 90, a EDEM desencadeou um amplo processo de reformulação curricular, mobilizando sua equipe em torno da definição dos procedimentos, atitudes e conceitos a serem desenvolvidos em cada área do conhecimento durante as etapas escolares. Foi um momento marcante de estudo coletivo, interação constante entre os profissionais e debate intenso entre as equipes dos diversos segmentos. Esse processo resultou na primeira versão oficial do projeto pedagógico e do currículo da escola.

Nas últimas décadas, a EDEM experimentou a satisfação de receber os filhos de seus ex-alunos. Mais recentemente, estão chegando também os netos…

Depois de 55 anos de história, a ideia de uma escola que é espaço de aprender junto, com prazer, liberdade e alegria, está mais viva do que nunca. E continua movendo a equipe a aprender sempre mais, para ensinar cada vez melhor. Hoje, a prática da EDEM segue na vanguarda, realizando com tradição uma educação baseada no cuidado, na cooperação, no compromisso com o coletivo e no respeito por cada um.

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