Letramento Digital

“Embora a educação digital esteja comumente preocupada com habilidades funcionais e know-how técnico, ela também deve abranger a “alfabetização digital crítica” – um conjunto de compreensões e disposições em relação à política da sociedade digital e da economia digital. Essa educação destaca a capacidade dos estudantes de analisar as características políticas da tecnologia digital e manipulá-las para alcançar resultados específicos. Os estudantes precisam reconhecer as motivações dos atores nos espaços digitais e ver as maneiras pelas quais eles, como indivíduos e como membros de grupos, fazem parte de ecossistemas digitais maiores. Hoje, as tecnologias conectadas podem exercer profunda influência mesmo em pessoas que nunca as usam ou as veem.

A educação sobre tecnologia também depende, necessariamente, da própria tecnologia. Os conjuntos de habilidades e perspectivas críticas necessárias para entender a tecnologia e aproveitá-la para o bem estarão em constante fluxo, modificando no ritmo do novo desenvolvimento tecnológico. Isso não deve, no entanto, implicar uma via de mão única da educação se desdobrando para acomodar os mais recentes avanços tecnológicos. Além disso, a educação deve desempenhar um papel na direção da inovação tecnológica e da transformação digital das sociedades. Os currículos devem apoiar professores e estudantes a agirem juntos sobre a tecnologia e ajudar a determinar como ela é usada e para quais propósitos.”

(Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. – Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022)

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