Memória EDEM
55 anos de vanguarda na educação
Em 2019, quando a EDEM completou 50 anos, foi criado um acervo digital para disponibilizar o material institucional a quem faz parte desta história. No link ACERVO, estão disponíveis fotos, filmes e documentos do cotidiano da escola desde a década de 70. Ex-alunos podem conferir fotos das suas turmas no link FOTOS DE TURMAS.
No link HISTÓRIAS, estão disponíveis materiais diversos produzidos em momentos comemorativos.
Linha do Tempo
Fundação da Edem
Um mundo melhor através da educaçãoNo final dos anos 60, novas concepções pedagógicas foram formuladas e experiências educativas radicais foram desenvolvidas a partir do ideal de liberdade, paz e amor da contracultura. A EDEM nasceu no bojo dessa revolução nas formas de pensar e praticar a educação, que mais tarde se desdobraria em maneiras originais de ser, fazer e refletir o mundo.
1º Ano Letivo da Escola
Um espaço libertário nos “Anos de Chumbo”A primeira metade da década de 70 foi um dos momentos mais conturbados da História do Brasil. Uma época sob a égide do AI-5, que impunha limites às liberdades de expressão, cultural e política. Neste momento, a EDEM significou para seus alunos e suas famílias a esperança de um futuro diferente, propondo uma alternativa de educação libertária – um espaço de aprendizagem baseado no diálogo e no respeito mútuo.
INÍCIO DO GINÁSIO
A escola se expandeA EDEM começou a funcionar apenas com turmas da Educação Infantil e foi se expandindo ano a ano, à medida que seus alunos cresciam. O início do antigo curso ginasial marca a entrada na escola dos professores especialistas e dá início a um amplo processo de pesquisa sobre currículo e metodologias de ensino, que seguirá sempre no cerne da história da EDEM.
FORMATURA DA 1ª OITAVA SÉRIE
Ensinando, aprendendo e seguindo adiante…Com a formatura da 1ª turma de 8ª série (equivalente ao 9º ano de hoje), a EDEM conclui o primeiro ciclo de sua trajetória pedagógica. À alegria de colher os frutos plantados soma-se o desafio de continuar a educar com atenção plena aos múltiplos aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a escola passa a dedicar-se de maneira cada vez mais intensa à formação continuada da própria equipe.
UM NOVO RUMO
Inteligência, ousadia e bom sensoEm meados dos anos 80, a equipe percebe a necessidade de reformular e sistematizar algumas de suas práticas, sobretudo em relação aos conteúdos pedagógicos, a partir dos muitos estudos sobre educação desenvolvidos desde a fundação da escola até aquele momento. Esse ajuste de rota viria a ser fundamental, alguns anos depois, para que a EDEM estivesse pronta para criar o Ensino Médio, com todos os desafios específicos desse segmento, mas sem abrir mão dos princípios de liberdade e conhecimento que sempre estiveram na base do projeto pedagógico da escola.
1ª OLIMPÍADA DE EDEM
Esporte e ConfraternizaçãoA ideia de promover um evento concomitante ao calendário do Jogos Olímpicos nasceu do propósito de favorecer a confraternização e a integração entre alunos, pais, professores e funcionários. Além de estimular a alegria e o envolvimento da comunidade da escola, o esporte também é um instrumento precioso para trabalhar pedagógica e eticamente a competição entre os alunos.
20 ANOS EDEM
Seminário “Utopia, por que não?”Para comemorar seus 20 anos, a EDEM promoveu um seminário e uma grande exposição de trabalhos de alunos, tendo por objetivo afirmar seu ideal de uma educação comprometida com a formação de homens capazes de construir um mundo melhor.
CRIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Uma escola para a vida todaA criação do Ensino Médio significa para a EDEM a oportunidade de acompanhar seus alunos até o fim da escolaridade básica e poder colher os frutos maduros de sua prática pedagógica voltada para a formação plena e a preparação ampla para a vida, que se inicia na Educação Infantil.
PROJETOS DE AÇÃO SOCIAL
Por uma escola cidadãAo longo de sua trajetória, a EDEM sempre buscou cumprir seu papel social pautada por três grandes frentes: a transmissão de conteúdos acadêmicos; o desenvolvimento da sensibilidade artística e estética; o desenvolvimento de um senso crítico, ético e político, tendo por vetor a convivência e o entendimento do papel social do indivíduo. No final da década de 1990, com a criação do NUPPEC (Núcleo de Pesquisa e Produção em Educação e Cidadania), a Escola passou a se comprometer de forma ainda mais firme com uma formação cidadã, buscando engajar seus alunos em projetos de alcance social que os ajudassem a aprimorar a capacidade de conviver, respeitar, partilhar, preservar o bem coletivo e lutar por seus ideais.
30 ANOS EDEM
Seminário “A Escola no tempo para o seu tempo”Uma proposta de educação fundamentada em valores democráticos só faz sentido no contexto de uma prática democrática. Em 1969, a EDEM nasceu como alternativa à educação conservadora vigente à sombra do Regime Militar; em 1999, ao completar 30 anos, voltou-se para compreender os novos tempos em que se situava, marcados pela consolidação democrática e o aprofundamento das questões sociais do país.
CRIAÇÃO DO BLOCO COBRA SARADA
Cultura popular e identidadeDebruçar sobre a cultura popular sempre foi ponto-chave nas salas de aula da EDEM, através dos vários elementos que a compõem nos quatro cantos do Brasil: textos, músicas, danças, comidas, roupas e os mais diversos suportes de artes visuais. A culminância deste trabalho pedagógico foi, desde sempre, a Festa Junina, realizada a partir de motes folclóricos e com o envolvimento de toda a comunidade da escola. A criação do bloco carnavalesco Cobra Sarada foi uma iniciativa dos alunos que estavam no Ensino Médio em 2000, prontamente apoiada pela equipe de artes da EDEM, já que refletia e referendava o processo de reavivamento da tradição do carnaval de rua do Rio.
ENTRE AS MELHORES ESCOLAS DO RIO, SEM ABRIR MÃO DA RESISTÊNCIA
Reconhecimento de uma história de sucessoEm uma pesquisa realizada com especialistas em Educação, a EDEM obteve o 4º lugar entre as melhores instituições de ensino do Rio de Janeiro. Para além da análise superficial do resultado obtido por alunos em exames, a pesquisa avaliou a qualificação e a competência da equipe pedagógica, bem como os recursos empregados no processo de aprendizagem. Para a escola, este resultado, amplamente divulgado pela mídia, significou o reconhecimento público do trabalho pedagógico embasado e comprometido com a formação permanente de sua equipe pedagógica e o pleno aprendizado de seus alunos, objetivos que sempre marcaram sua trajetória.
35 ANOS EDEM
Farol e retrovisor: projetar o futuro é respeitar a própria históriaNo ano em que completou 35 anos, a EDEM desencadeou internamente um movimento coletivo de reconexão com os ideais educacionais orientadores de sua prática, em busca de um redimensionamento histórico de seu sentido pedagógico. Tendo projetado, 35 anos antes, uma imagem de futuro para além das relações de poder e submissão que caracterizaram aquele momento, a escola jogou luz em sua própria história, com o objetivo de abrir, a partir do horizonte de suas experiências, novas possibilidades de atuação pedagógica. Nasce aí a primeira versão dessa linha do tempo e a gênese do que viria a ser o Memória EDEM, alguns anos depois.
40 ANOS EDEM
Nova sede, novas conquistasEm 2009, ano em que completou 40 anos de fundação, a EDEM conquistou, enfim, o espaço físico com que seus alunos e professores sempre sonharam. A mudança para a Rua Gago Coutinho propiciou a diversificação dos espaços de brincadeiras, estudos, socialização, convivência, práticas desportivas, reunião de pais e alunos e compartilhamento de conhecimentos e saberes. A nova sede da EDEM, grande e linda, passou a abrigar todos os segmentos juntos. Professores, funcionários, alunos, e, em dias de eventos, também os pais, ex-alunos e amigos que fazem parte desse espaço de formação, passaram a exercer uma convivência plena e transgeracional que fortaleceu ainda mais o sentido comunitário da escola.
45 ANOS EDEM
Compartilhar e celebrar em equipeOs 45 anos da EDEM transcorrem durante um período de tensionamento social no país, marcado, desde o ano anterior, por grandes mobilizações de rua com bandeiras difusas e díspares. Tensionamento esse que se agravaria nos anos seguintes, culminando em uma polarização política progressiva. Apesar desse contexto, o aniversário da escola foi comemorado internamente em uma festa com os funcionários, onde foi possível recordar histórias de resistência e superação. Foi um momento de lembrar de pessoas queridas que marcaram essa história e de celebrar coletivamente a trajetória de sucesso da EDEM na educação carioca.
50 ANOS EDEM
É preciso Resistir!O cinquentenário da EDEM coincide com um momento em que o tensionamento e a polarização social e política no país atingem seu nível máximo. É urgente voltar aos princípios que sempre orientaram a história da escola, para reafirmar o compromisso contra todas as formas de exclusão e violação dos Direitos Humanos. Mais do que nunca, é preciso lutar e realizar uma educação que favoreça a conquista da autonomia intelectual e da liberdade criadora, como garante a Constituição de 1988. Prestes a completar 50 anos de história e atuação pedagógica, a EDEM resiste e insiste no mesmo sonho que inspirou sua fundação. Um mundo melhor ainda é possível e toda a história já trilhada pela escola aponta para um único caminho a ser seguido hoje: uma educação baseada no diálogo e no respeito às diversidades.