IX Olimpíada EDEM
O Evento
Solidariedade. Integração. Espírito de equipe. Esforço pessoal para o resultado coletivo. Com esses valores, ilumina-se a chama dos Jogos Olímpicos. E é sempre buscando compartilhar esses ideais com alunos e alunas de todas as faixas etárias que a EDEM realiza sua Olimpíada.
A primeira Olimpíada EDEM aconteceu em 1988, e foi uma iniciativa de um grupo de alunos da antiga 7ª série, que participou ativamente de toda organização do evento. A atividade foi muito bem avaliada por alunos e professores, que apontaram seu grande potencial educativo e de agregação de toda a escola. A partir daí, passamos a realizá-la nos anos das Olimpíadas Internacionais.
O evento busca promover a interação entre alunos dos diversos segmentos, incentivando o espírito de equipe, além de abrir oportunidade para a apresentação individual de habilidades corporais e desportivas. Ao lado da competição e da torcida por cada bandeira, vale na Olimpíada EDEM a integração de todos em uma festa comum. Brincar, jogar, criar belos adereços e cartazes, inventar músicas e gritos de torcida, tudo isso se faz com prazer, com alegria de poder colaborar, cada um com seu potencial.
Desde a sua primeira versão, a Olimpíada EDEM foi pensada como forma de estabelecer uma outra dinâmica na comunidade escolar. No dia a dia da escola, o trabalho é distribuído em papéis bastante determinados: aluno, professor, coordenador, diretor. A olimpíada traz uma oportunidade de subverter esta ordem pré-estabelecida, oferecendo aos alunos novos papéis que exigem responsabilidades e atuações diferenciadas. Alunos se transformam em chefes de Bandeira, coordenadores de comissões, treinadores e incentivadores de times, organizadores de desfiles, árbitros, divulgadores e repórteres. E aprendem outras lições de vida em suas novas funções. Além disso, participando dos jogos, descobrem, mais uma vez, o enorme valor de trabalhar em equipe, e colocar seu desempenho individual a favor de um resultado coletivo, de respeitar regras e adversários.
O evento é sempre preparado desde o início do ano. Primeiro, são definidas as modalidades pelos professores de Educação corporal e Física, depois os alunos são divididos em 4 grandes equipes (bandeiras nas cores vermelha, verde, amarela, azul), para então ter início a fase de treinamento, que antecede os jogos olímpicos.
No período de treinamento, realizamos também o Concurso de Símbolo entre os alunos. O vencedor desse concurso tem o seu trabalho estampado nas camisetas de todas as bandeiras e em peças de divulgação do evento.
Começamos com a festa de abertura, que apresenta o tradicional desfile das bandeiras, o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. Durante o desfile de abertura, a bandeira mais animada e melhor estruturada é beneficiada, e sai na frente na corrida olímpica.
A Olimpíada EDEM envolve todos os alunos e oferece oportunidade de participação em diferentes funções, além das competições. Muitos alunos atuam como organizadores e estão previstas equipes de cobertura jornalística do evento, acompanhamento da arbitragem e contagem dos pontos, líderes de torcidas, composição e gravação das músicas das equipes, bem como a idealização do próprio desfile e sua produção.
Na festa de encerramento, acontece a entrega dos troféus “Bandeira Vencedora”, “Melhor Desfile” e “Melhor Torcida”. Torna-se campeã a bandeira que consegue acumular mais pontos. Às medalhas de ouro, prata e bronze são atribuídos valores de pontuação, de acordo com a ordem hierárquica.