Quinta-feira que antecede o carnaval é dia do Cobra Sarada concentrar no Parque Guinle e desfilar pela rua Gago Coutinho, embalado pela empolgação dos alunos e ex-alunos, funcionários e amigos da EDEM.
O desfile deste ano foi no dia 08 de fevereiro. O Cobra saiu colorindo o Parque Guinle e passou pela Gago Coutinho, arrastando a vizinhança para o “Carnaval do Fervo”.
O Cobra nasceu em 2020, pelas mãos de alunos do Ensino Médio, e fez seu primeiro desfile nas redondezas da Rua Barão de Itambi, onde a sede da EDEM funcionou até 2008. O bloco só deixou de sair às ruas nos anos de pandemia. Sempre levou seu samba próprio, produzido por alunos e professores, a partir dos motes em destaque no momento político-social do país e da cidade.
Hoje, o Cobra inclui entre seus compositores os músicos João Cavalcanti, Pedro Holanda e Rodrigo Maranhão. Tem sua bateria composta por um seleto time de ritmistas que arrebenta na batida e joga todo mundo no samba, sob a batuta do Mestre Rafael Machado, do bloco Laranjada.
O Carnaval do Rio é uma festa popular riquíssima, que encontra na escola espaço para afirmação da sua exuberância e importância cultural.
Ano que vem tem Cobra de novo na rua!
Fotos: Andrea Testoni/Zuppa Filmes